Tipos de tomate e para que serve cada um

Postado em 28/09/2015 - Categoria: Vegetais

tomates

O tomate é um vegetal que está em todas: no molho da pizza e do macarrão, como coadjuvante na salada de todo dia ou no meio do sanduíche para dar um toque mais fresco ao prato.

Só que na hora de comprar, alguma confusão é sempre esperada: com tanto tipo de tomate no mercado, qual é o melhor para a saladinha e qual rende o melhor molho?

Veja abaixo quais os principais tipos à venda nas feiras livres e supermercados e com que tipo de preparo eles ficam mais saborosos. Depois, é só escolher sua receita e aproveitar.

Tomate Caqui

Grande e saboroso, não é tão adocicado quanto seus companheiros. É boa pedida para saladas, como a famosa Caprese (com manjericão e fatias de mussarela de búfala)

Tomate Italiano

De formato mais comprido e ovalado, quase sem sementes e bem doce, ele é o tipo ideal para fazer molhos. Só precisa de cuidado ao ser manuseado, já que é bem sensível.

Tomate Débora

Rende ótimos molhos e também é base para o conhecido tomate seco. Tem mais sementes e mais água do que as outras variedades.

Tomate Carmem

Firme, de sabor pouco acentuado, fica bem em saladas ou ainda recheados, em pratos que vão ao forno. Tem ótima duração na geladeira.

Tomate Holandês

Em geral vendido em ramas e com pouca acidez, é boa pedida para saladas e pratos que vão ao forno. Ele costumava ser importado da Holanda, mas hoje em dia já é produzido no Brasil.

Tomate cereja

Bem pequenos e de sabor bem intenso, ele é usado em canapés, saladas e para decorar pratos. A variedade “sweet grape”, mais alongada, tem sabor adocicado e vai bem com queijos e saladas.

Comentários 0 comentários neste post

Quer fazer um comentário?